terça-feira, 15 de maio de 2012

SAÚDE BUCA L- PEDRA BONITA ESTÁ INCLUÍDA

Estado vai mapear condições da saúde bucal em municípios da Zona da Mata

Os moradores de Arantina, Cataguases, Juiz de Fora, Paula Cândido, Pedra Bonita, Rosário da Limeira, Simonésia e Ubá, na Zona da Mata, estão incluídos na pesquisa que a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) vai realizar em todo o Estado para mapear as condições da saúde bucal da população mineira.
O inquérito epidemiológico, que recebe o apoio das prefeituras, está sendo feito desde o final de abril e vai permitir a identificação dos problemas bucais mais frequentes, a fim de diagnosticar as necessidades e, assim formular ações de prevenção, tratamentos e reabilitação adequados à realidade das comunidades. A pesquisa abrange outros 52 municípios mineiros. Em cada um deles serão feitos cerca de 100 exames, totalizando, aproximadamente, seis mil no Estado. De acordo com a diretora de Saúde Bucal da SES-MG, Daniele Lopes Leal, a pesquisa vai fortalecer a Política de Saúde Bucal, que vem sendo delineada no Estado.
“O projeto Saúde Bucal Minas Gerais vai trazer como resultado o diagnóstico epidemiológico de Saúde Bucal da população mineira, a partir do qual serão formuladas ações que contemplem esta população com o desenvolvimento de programas de âmbito estadual”, explica. Durante a pesquisa, além dos índices tradicionais de aferição das doenças bucais, será aplicado, também, um questionário para analisar problemas como cárie, doença periodontal, oclusopatias, fluorose (intoxicação pelo flúor e seus derivados), entre outras, no sentido de se verificar, além da prevalência, a extensão da gravidade dos problemas.
Segundo a diretora Daniele Leal, a Política Nacional de Saúde Bucal determina a realização de estudos epidemiológicos desse porte como parte componente da Vigilância em Saúde. “A nossa proposta é realizar pesquisas desse tipo a cada 10 anos, com o intuito de avaliar as alterações no quadro epidemiológico da população”, afirma.
O projeto tem financiamento da SES-MG, por meio da Diretoria de Saúde Bucal, no valor de R$ 168 mil, a ser investido no pagamento de pessoal e ressarcimento de despesas de deslocamento. Além disso, o município recebe todo o material para realização dos exames e capacitação.
“Os municípios investem disponibilizando os profissionais para a pesquisa. E o Ministério da Saúde é parceiro no processo, uma vez que toda a metodologia do projeto é do Ministério”, acrescenta a diretora de Saúde Bucal, Daniele Leal.
Para execução do projeto, os municípios participantes contam com um examinador, um anotador e um coordenador municipal, sendo que os exames epidemiológicos são realizados por Cirurgiões Dentistas.
Metodologia de pesquisa
Durante a pesquisa, o cirurgião dentista vai percorrer a cidade e examinar, em domicílio, o morador que se interessar em participar voluntariamente do Projeto, sendo aptas a participar da pesquisa, pessoas com idades de 05 e 12 anos e das faixas etárias de 15 a19, 35 a 44 e 65 a74 anos.
O projeto segue a metodologia do SB Brasil 2010, do Ministério da Saúde, e conta com a colaboração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), que vai avaliar os resultados através do Conselho de Ética em Pesquisa. Outra instituição a avaliar o resultado da pesquisa será o Comitê de Ética em Pesquisa cadastrado junto à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP).

VIcTOR E LEO AO VIVO EM ABRE CAMPO

Confirmado para 27 de maio o Show de Victor & Leo em Abre Campo.
A dupla se apresentará na praça Tiradentes dia 27 de maio (domingo)  em Abre Campo, em um grande show na cidade natal dos cantores sertanejos que em com 15 anos de carreira, correndo de estados em estados hoje graças a perssistência da dupla estão como a dupla de mais sucesso na américa latina.

POLÍCIA MILITAR DE MATIPÓ RECUPERA MOTO NESTE DOMINGO

MATIPÓ

     A Polícia Militar de Matipó recuperou uma moto produto de um furto neste domingo, dia das mães. A motocicleta pertencia a João Batista Amorim que havia estacionado o veículo na entrada da cidade para visitar sua mãe. A justificativa de não adentrar ao perímetro urbano é a falta de habilitação para conduzir a moto.

A vítima ao saber do desaparecimento do bem comunicou o fato à polícia que iniciou rastreamento e depois de ouvir testemunhas chegou ao possível destino do produto do furto no Bairro Boa Vista. No local, um menor infrator teria sido visto pilotando a moto próximos as casinhas populares amarelas. A PM identificou o adolescente e verificou que ele já possuía várias passagens pelo mesmo tipo penal.

Ao chegar a casa do menor, na presença da vítima e de testemunha, o infrator confessou o furto da motocicleta e contou, com detalhes, como fez para roubar e conduzir o veículo. Também relatou que a moto foi deixada na casa de uma pessoa, no local onde ele e outro menor andavam, sendo que a equipe realizou novas diligências, encontrando a motocicleta nos fundos da casa de Gerson Domingos da Silva. A moto encontrava-se em local de difícil acesso e que também não era fácil de ser vista, ou seja, estava escondida.

Diante da situação, a moto foi recuperada e apreendida, sendo todos os envolvidos encaminhados para a Delegacia de Polícia para as devidas providências.

Participaram da operação dos policiais Sargento Martinho e Cabo Cunha.

informações do Blog Willian Chaves com informações da PM Matipó

APAREÇA NO QUE VOCÊ FAZ!!!

APAREÇA NO QUE VOCÊ FAZ!!!
AQUI O NOSSO OBJETIVO É DIVULGAR OS SEUS TRABALHOS